quarta-feira, 17 de novembro de 2010 | By: Thaye Andrade

O que é a caverna nos dias de hoje?

Analisando a obra de Platão, percebe-se alienação da parte dos moradores da caverna. Trazendo o mito para os dias de hoje, pode fazer diversas relações com a mídia, com a sociedade, ou até mesmo nossa própria cabeça, que nos permite fazer uma analogia entre o mundo real e o virtual. 


                                                                                            Fonte: Cubuz

A mídia hoje em dia, não tem mais aquele papel de controlar a massa mas tem o poder de lançar cargas de influências sobre as pessoas e cabe a elas, decidir se vai segui-las ou não. Entra aí a questão da alienação, da ignorância e do comodismo de cada um. 
A caverna pode ser a cabeça não pensante. A cabeça que só pensa nas roupas novas, no último modelo daquele carro tão desejado, do próximo capítulo da novela ou no último programa de tv que assistiu (Analisando dessa forma, a sociedade, a vida e os costumes servem para restringir os horizontes).
A ignorância e o comodismo andam juntos, e são esses estados que diferem cada prisioneiro. São poucos aqueles que conseguem se libertar dos padrões estabelecidos, até porque é muito mais fácil ficar acomodado e acatar os valores impostos pela sociedade.

Na verdade, cada um tem a sua caverna. 
Cada ser humano tem uma característica e conseqüentemente uma maneira de pensar e agir. Seja por causa de conceitos, crenças ou preconceitos, em grande parte das situações as pessoas se acorrentam naquilo em que tomam para si como verdade. Que um dia, saiam da caverna aqueles que tenham força e que a princípio, se permitam à liberdade.

0 comentários:

Postar um comentário